Qual o melhor cereal para o seu café da manhã?

05/01/2012

Olá, tudo bem?

Eu estava pesquisando alguns cereais para eu comer no café da manhã.

Achei este post bem interessante do blog Minha Vida e resolvi trazer pra cá pra vocês darem uma olhadinha 😉

“Entre os componentes da boa alimentação, as fibras presentes em cereais e alimentos integrais já marcam presença há anos como item de grande importância nutricional. Os cereais integrais possuem grande quantidade de fibras alimentares além de vitaminas e minerais , afirma a nutricionista do MinhaVida, Karina Gallerani. Além de gostosos, os cereais são alimentos nutritivos e saudáveis. São excelentes fontes de carboidratos, ótimos para começar o dia com muita energia .

O cereal integral é o grão em si, antes de ter sido descascado, refinado ou processado de qualquer forma. Já os refinados possuem menor concentração de micronutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios. As fibras presentes nesses alimentos promovem diversos benefícios ao nosso organismo: redução do colesterol total; redução do LDL colesterol (mau colesterol); aumento do HDL colesterol (bom colesterol); redução dos triglicerídeos e redução da hiperglicemia (controle do diabetes).

Também atuam na redução da ingestão de energia e gorduras pelo aumento da sensação de saciedade favorecendo o controle de peso, além de aliviar os problemas intestinais (prisão de ventre). Os cereais são indicados para quem quer comer algo saboroso sem abrir mão da boa forma e da praticidade , afirma Karina. Os de aveia, flocos de trigo e os integrais têm a vantagem extra de integrar o time dos bons de fibra, que facilitam a digestão e fazem o intestino funcionar bem .

Antes de escolher, preste atenção no rótulo e repare se a fórmula contém açúcar, xarope de milho ou mel. Em caso positivo, o valor energético vai às alturas. E o acréscimo de calorias é um perigo principalmente para as crianças que estão com uns quilinhos a mais ou pessoas que desejam perder peso , ressalta a nutricionista. Nesse caso, o bom mesmo é recorrer às versões sem açúcar ou light. Para os diabéticos, não tem jeito: é preciso controlar o consumo. Para dar uma variada no sabor, inclua leite, iogurte ou frutas.

Escolha agora o melhor cereal para o seu café da manhã:

À base de fibras: ideal para pessoas com problemas de prisão de ventre. As fibras ajudam a diminuir os níveis do colesterol e facilitam a eliminação de compostos tóxicos pelo organismo, porém, não é aconselhável usá-las durante os exercícios, pois podem aumentar o trabalho digestivo quando a prioridade é o trabalho muscular, podendo atrapalhar o desempenho do atleta.

Com açúcar: ideal para as crianças e adolescentes (desde que não estejam acima do peso), já que gastam muita energia. Pode ser servido com leite e pedaços de frutas.

Sem açúcar: ideal para diabéticos e também pessoas que querem perder peso sem adicionar as calorias extras do açúcar na alimentação. A combinação com uma fruta e iogurte é uma ótima idéia.

Granola: rica em fibras e vitaminas do complexo B, auxilia no bom funcionamento intestinal. Se o objetivo for manter ou perder o peso utilize leites e iogurtes desnatados ou sucos de frutas para misturar com a granola. Existe também a versão livre de açúcar, que é uma opção para quem não pode ou não quer ingerir as calorias desse alimento.

De chocolate: o chocolate não apresenta nenhuma ameaça à saúde, quando ingerido com moderação, já que este é um alimento rico em calorias. Os cereais de chocolate formam uma perfeita combinação contendo minerais importantes como cálcio, ferro, sódio, zinco, fósforo além de vitamina C e do complexo B (B1, B2, B6 e B12). Ideal para crianças, adolescentes e adultos. Para as mulheres, o chocolate também auxilia amenizando os sintomas da TPM.

Pout-pourri de cereais: é o caso do müsli, composto por uma mistura de cereais ricos em fibra, geralmente trigo e aveia. Também é enriquecido com frutos secos (nozes, amêndoas, passas, etc.) e desidratados (maçã, banana, coco). Ajuda no funcionamento do intestino, mas conta com calorias extras. Atenção quanto à dieta.

Aveia: entre os cereais integrais, a aveia merece destaque especial pelas inúmeras funções que apresenta para o organismo humano. Possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. Ideal sua combinação com leite, mingau e iogurtes.”

Agora é só escolher seu preferido e se deliciar! hahaha

Fonte: Minha Vida

Beijinhos, Musique 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: