Diversão: Bilhar

03/02/2012

Fala galera, tudo bem?

Bilhar (do francês billard) também chamado de bilhar francês é um jogo praticado numa mesa revestida de feltro verde, limitada por tabelas e sem buracos, contendo 3 bolas de marfim, uma vermelha e duas brancas (uma delas com um pequeno ponto). As bolas são impelidas por um taco. Cada jogador deve, a partir de sua bola previamente definida, conseguir uma carambola, ou seja, fazer a sua bola tocar nas outras duas. Cada carambola rende um ponto e permite ao jogador continuar jogando.

Há diversas variantes do jogo com regras adicionais para dificultar a jogada. As mais conhecidas são os jogos de 1 tabela e 3 tabelas. No jogo de 1 tabela, a bola deve, antes de tocar na terceira bola, bater, pelo menos, uma vez numa tabela lateral da mesa. No jogo ás 3 tabelas, deve tocar, no mínimo 3 vezes.

Mesa de Bilhar

A dimensão da área de jogo da mesa para torneios internacionais é de 1,42 m x 2,84 m. Outras medidas comuns são 1,05 m x 2,10 m e 1,15 m x 2,30 m. Outros jogos associados ao termo são snooker, a variante brasileira sinuca, ou o mata-mata (jogo) no Brasil, que é disputado em mesas menores, com quatro ou seis caçapas. A nível Internacional o bilhar é jogado normalmente em mesas de 9 pés onde são disputadas as maiores provas internacionais, no entanto a modalidade de 7 pés (Bilhar Americano) encontra-se em franca expansão, em Portugal a modalidade rainha é o Pool português disputado em mesas de 8 pés com buracos arredondados (contrario às outras modalidades que tem buracos rectos)

Bom jogo pra você \o/

Beijinhos, Musique 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: